INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
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INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
Aqui fica a cópia da notícia que saiu no Correio da Manhã:
"30 Outubro 2008 - 00h30
Segurança: Centros de Inspecção já estão a preparar adaptações necessárias
400 mil motos inspeccionadas
Cerca de 400 mil motociclos e ciclomotores terão de ser submetidos a uma inspecção obrigatória, semelhante à existente para os automóveis, a partir de Junho de 2009. De acordo com as previsões do presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA), Fernando Teixeira, a partir do segundo semestre do próximo ano entrará em vigor a legislação que obriga os veículos de duas rodas a uma inspecção obrigatória.
O Governo tem estado em negociações com a ANCIA para tornar obrigatória a inspecção às motos, à semelhança do que acontece em Itália e em Espanha. Fonte oficial do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) garante que 'ainda não há decisão' para a data de arranque das inspecções às motos, referindo apenas que o assunto se 'encontra em ponderação'. Mas Fernando Teixeira acredita que a legislação entrará em vigor no segundo semestre de 2009.
Para já, o IMTT não tem uma noção precisa do universo de ciclomotores que terá de ser submetido à inspecção obrigatória. Certo é que existe, neste momento, 150 mil motociclos e admite--se que o número de ciclomotores seja, no mínimo, na ordem dos 250 mil. Dado que a fase de transição do pedido de matrícula das autarquias para o IMTT ainda não terminou, é de prever que o parque automóvel de duas rodas ultrapasse de forma substancial os actuais 400 mil veículos.
Pelo que revela a ANCIA, as motos deverão ser chamadas para inspecção no mesmo modelo adoptado para os carros, ou seja, de acordo com o dia da matrícula. Para já, ainda não estão definidos os preços de cada inspecção periódica obrigatória e falta
estruturar a implementação da nova legislação. 'Estamos a discutir com a tutela (IMTT) a melhor opção: se começamos ou não numa primeira fase com os motociclos e avançamos depois para os ciclomotores', refere Fernando Teixeira.
Os centros de inspecção já se estão a preparar para introduzir as novas regras e garantem que vão ter capacidade para dar resposta ao aumento da procura. 'Vamos fazer um investimento que, apesar de não ser avultado, é necessário', refere Fernando Teixeira, que sublinha, ainda, a necessidade de as motos serem inspeccionadas.
'Ninguém sabe em Portugal em que condições circulam os veículos de duas rodas. O que é motivo de preocupação', alerta. Fernando Teixeira exemplifica ainda que, desde que foram implementadas as inspecções obrigatórias, a responsabilidade do estado do automóvel num acidente diminuiu bastante.
Para preparar o sector para as alterações, a ANCIA promove hoje um workshop com especialistas e organismos internacionais para debater os aspectos técnicos das inspecções a motos.
PORMENORES
ADAPTAÇÃO
Os centros de inspecção estão a adquirir material específico para inspeccionar os motociclos, num investimento que garantem ser feito em nome da segurança.
SEGURANÇA
A medida está prevista na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR), que se encontra numa fase final de discussão e visa contribuir para melhorar as condições técnicas de motas e ciclomotores.
"30 Outubro 2008 - 00h30
Segurança: Centros de Inspecção já estão a preparar adaptações necessárias
400 mil motos inspeccionadas
Cerca de 400 mil motociclos e ciclomotores terão de ser submetidos a uma inspecção obrigatória, semelhante à existente para os automóveis, a partir de Junho de 2009. De acordo com as previsões do presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA), Fernando Teixeira, a partir do segundo semestre do próximo ano entrará em vigor a legislação que obriga os veículos de duas rodas a uma inspecção obrigatória.
O Governo tem estado em negociações com a ANCIA para tornar obrigatória a inspecção às motos, à semelhança do que acontece em Itália e em Espanha. Fonte oficial do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) garante que 'ainda não há decisão' para a data de arranque das inspecções às motos, referindo apenas que o assunto se 'encontra em ponderação'. Mas Fernando Teixeira acredita que a legislação entrará em vigor no segundo semestre de 2009.
Para já, o IMTT não tem uma noção precisa do universo de ciclomotores que terá de ser submetido à inspecção obrigatória. Certo é que existe, neste momento, 150 mil motociclos e admite--se que o número de ciclomotores seja, no mínimo, na ordem dos 250 mil. Dado que a fase de transição do pedido de matrícula das autarquias para o IMTT ainda não terminou, é de prever que o parque automóvel de duas rodas ultrapasse de forma substancial os actuais 400 mil veículos.
Pelo que revela a ANCIA, as motos deverão ser chamadas para inspecção no mesmo modelo adoptado para os carros, ou seja, de acordo com o dia da matrícula. Para já, ainda não estão definidos os preços de cada inspecção periódica obrigatória e falta
estruturar a implementação da nova legislação. 'Estamos a discutir com a tutela (IMTT) a melhor opção: se começamos ou não numa primeira fase com os motociclos e avançamos depois para os ciclomotores', refere Fernando Teixeira.
Os centros de inspecção já se estão a preparar para introduzir as novas regras e garantem que vão ter capacidade para dar resposta ao aumento da procura. 'Vamos fazer um investimento que, apesar de não ser avultado, é necessário', refere Fernando Teixeira, que sublinha, ainda, a necessidade de as motos serem inspeccionadas.
'Ninguém sabe em Portugal em que condições circulam os veículos de duas rodas. O que é motivo de preocupação', alerta. Fernando Teixeira exemplifica ainda que, desde que foram implementadas as inspecções obrigatórias, a responsabilidade do estado do automóvel num acidente diminuiu bastante.
Para preparar o sector para as alterações, a ANCIA promove hoje um workshop com especialistas e organismos internacionais para debater os aspectos técnicos das inspecções a motos.
PORMENORES
ADAPTAÇÃO
Os centros de inspecção estão a adquirir material específico para inspeccionar os motociclos, num investimento que garantem ser feito em nome da segurança.
SEGURANÇA
A medida está prevista na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR), que se encontra numa fase final de discussão e visa contribuir para melhorar as condições técnicas de motas e ciclomotores.
Pedro H. Gonçalves com R.O."
Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
Não posso deixar de comentar a falta de noção que este senhor Teixeira tem para o aspecto da segurança nas duas rodas; ainda bem que não tenho acompanhado a evolução deste assunto ou já estaria mais rezingão q o koirão.
Mas lá vamos nós ser comidos outra vez!
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elias- Inicio de Motard
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Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
se arranjassem a porra das tampas dos esgotos e deixassem de por as recentes lombas nas estradas que se veem cada vez mais por ai é que eram gajos espertos, porque por norma o pessoal das motas ate as tem em condicoes bem razoaveis de circular.
só apetece é dizer asneiras f.........-se.
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EduMCABiker- WEB-Lanzeira GURU
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Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
Acho que a comunidade Motard não pode ficar impavida e serena a assistir a estas barbaridades, deveria haver uma manifestação nacional contra esta chulice ao pessoal das duas rodas, já não basta o imposto de circulação que é estupidamente alto, ainda vêm com estas Me....s!
É mesmo caso pa dizer FONIX!
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Viriato- WEB-Lanzeira GURU
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Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
A merda é que não é uma questão de segurança....é mesmo pra encher os cofres do estado, caso contrário, preocupavam-se em isolar os rails (alguns sítios já têm....mas mesmo assim foi sob forte pressão), a boa nivelação das estradas, sinalização..as referidas tampas de esgoto...etc.....etc.....mais uma vez papados........ .
Se é por uma questão de segurança, não é esta a medida...pta k los páríó
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TóLanZ- WEB-Lanzeira GURU
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Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
Mais um gasto anual, para nos provarem mais uma vez, que tudo o que possuímos, não é verdadeiramente nosso...
Um gajo compra um carro, tem que pagar imposto sobre imposto na compra, imposto anula de circulação, seguro anual e inspecções anuais...
Um gajo compra uma moto...idem...
Um gajo compra uma casa, etc...
Espero que não se lembrem também de aplicar imposto sobre o ar que respiramos...
Calculo que mais de 60% dos motards vão ter que investir em material homolgado... (escapes, espelhos, piscas, etc...)
OffTopic... e os chips nas matriculas??? deve estar aí a rebentar...
Um gajo compra um carro, tem que pagar imposto sobre imposto na compra, imposto anula de circulação, seguro anual e inspecções anuais...
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Espero que não se lembrem também de aplicar imposto sobre o ar que respiramos...
Calculo que mais de 60% dos motards vão ter que investir em material homolgado... (escapes, espelhos, piscas, etc...)
OffTopic... e os chips nas matriculas??? deve estar aí a rebentar...
Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
Alem de mais uma despesa , mais uma preocupação um gajo ainda tem de perder mais um dia para ir com o veiculo.
dassss
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Palmeira- WEB-Lanzeira Senior
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Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
E as persolanizações das motas vão ficar, com certeza...., muito limitadas!!
TóLanZ- WEB-Lanzeira GURU
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Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
Ya...vão começar a aparecer por ai as Motas todas de origem
Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
E o pessoal que alterei as motas e não tem as merdas de origem, está lixado!
EduMCABiker- WEB-Lanzeira GURU
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Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
mas ouvem-se ao longe!
EduMCABiker- WEB-Lanzeira GURU
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Re: INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA NAS MOTAS EM 2009
E viva a liberdade de expressão e a democracia!!!! VIVA!!!
TóLanZ- WEB-Lanzeira GURU
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