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O PAPEL DO PENDURA

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Mensagem por SALOMECAS Seg 04 maio 2009, 13:34

Aqui está uma questão que gostaria de ver aqui abordada.



Falamos de motos, motores, acessórios, condução, viagens e por aí a fora, mas esquecemos de alguem que tem um papel importante no meio desta historia toda... O PENDURA



Penso que será importante partilharmos dicas e experiências sobre o "Papel do Pendura"... que possam vir a melhorar as viagens dos motociclistas/motards/motoqueiros e penduras do nosso forum.

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Deixo-vos aqui as palavras de Jorge Macieira

(http://pwp.netcabo.pt/0151832803/boletim/artigos/028.htm)



Conduzir com pendura ou dar boleia deve ser olhado com moderação e sobretudo ponderação, numa perspectiva até... pedagógica, especialmente se o/a pendura não tem experiência. Não é a primeira nem a segunda que oiço comentários do género: “Motas? nem pensar... andei uma vez com um que deu a volta ao quarteirão a 200 à hora...”. Convenhamos que para primeira experiência... será concerteza a última!



Mas tenha ou não experiência o candidato a pendura a primeira coisa que o motociclista deve fazer não é subir para a moto. Um pequeno briefing destinado a explicações mútuas impõem-se. O pendura vai andar na nossa moto, à nossa responsabilidade e nós não queremos, de certeza, que qualquer tipo de acidente aconteça, nem que seja apenas marcá-lo para a vida de forma negativa. Quem nos entrega a vida para conduzir, mas por outro lado também nos pode provocar um acidente, tem de estar em sintonia connosco e com o que se vai seguir.



O primeiro ponto a focar é o equipamento. Ora, não fará muito sentido irmos, como soi dizer-se preparados para a queda, envergando botas, calças, protecções, luvas, capacete integral e o pendura vai pouco melhor de como Deus o deitou ao mundo, ou pior com roupas perigosas. E o que são roupas perigosas? Desde logo as que adejam, seja por largas seja por si próprias (echarpes, cachecóis, casacos de malha enrolados à cintura). Peças adejantes têm a capacidade de influir negativamente na estabilidade da condução quando não mesmo de se enrolarem na roda traseira provocando os mais lindos acidentes. Por isso nada de roupas soltas. Ao mesmo tempo se somos exigentes com a nossa segurança também o devemos ser com os que andam connosco. Dar a volta ao quarteirão pode ser uma boa ideia mas se considerarmos que pode constituir a causa de morte ou lesões irreversíveis.... não é assim tão boa ideia, pois não? Assim, todos os princípios que se nos aplicam em matéria de segurança corporal aplicam-se ao pendura.



O pendura deverá saber da forma correcta de subir e descer da moto. Sempre avisando o condutor, que deve colocar ambos pés no chão (estamos com solas de borracha não estamos?) e accionar o travão dianteiro, o pendura alçará uma perna encaixando-se no lugar ou, se tal não for possível pela questão da altura deverá subir verticalmente com um pé no seu pisa e, sem inclinações passar a outra perna por cima da moto sentando-se (não aterrando). O pendura deve saber que quem põe os pés no chão é o condutor. O seu papel é ir com ambos pés nos pisas e manter o equilíbrio sem adoptar inclinações laterais. Convém que saiba o que se passa durante uma curva. Nada mais irritante e perigoso que o pendura que, descobre bruscamente que a mota inclina durante a curva e, firme e hirto, adopta posição contra natura e as leis do equilíbrio tentando resistir.



As mãos do pendura têm vários locais para se colocarem, conforme a velocidade adoptada. Em velocidade moderada elas podem e devem poisar nas próprias pernas do pendura. Em motas turísticas que dispõem de um qualquer tipo de encosto não há necessidade de se agarrar muito. Já em velocidades superiores ou em motas menos simpáticas para penduras o apoio das mãos é necessário. Ou com ambas as mãos no depósito, ou nas pegas (se lá estiverem) ou com um braço na cintura do condutor e a outra mão na pega traseira, o pendura estará em boa posição não apenas para se agarrar como para sentir a postura que a cada momento deverá adoptar.



E o corpo ? Muitos penduras (essencialmente muitas penduras) têm a tendência para se refugiar atrás do corpo do condutor anichando-se e escondendo a cabeça para fugir da turbulência (conheço quem chegue a dormir nesta posição). Se é um facto que ser pendura não é fácil e estão sujeitos à turbulência provocada pela deslocação de ar no corpo do condutor, a posição mais correcta é próximo do condutor, sem constituir um peso, e com a cabeça ligeiramente descentrada em relação à deste. Deste modo poderá ver o que se passa na sua frente (o que é importante) sem sofrer na cabeça e pescoço da acção desgastante dos ventos tumultuosos que se confrontam logo atrás do capacete do condutor. Ao não ter a cabeça imediatamente atrás deste evitará ainda muitos toques entre capacetes, enervantes para quem conduz. O pendura informado é o pendura seguro.



Agora atenção, meus amigos, o pendura deve ter confiança em quem o conduz. Se é inexperiente ou não tem o hábito de ser conduzido, é natural que esteja receoso, por muita vontade que tenha em andar. Ganhar a confiança do pendura é importante e este processo requer suavidade da nossa parte. Arranques bruscos, passagens de caixa agressivas, travagens violentas não são a melhor forma de desenvolver no companheiro de transporte a necessária e desejável segurança.



Na condução com pendura, concerteza teremos sobejas ocasiões em que o uso do travão se revelará necessário. Convém termos a ideia que conduzir acompanhado não é exactamente o mesmo que sozinho. A massa em deslocação é maior e será uma massa maior que se transferirá durante a travagem. Uma maior utilização do travão traseiro será não apenas uma possibilidade mas também uma necessidade. Com maior peso sobre a roda traseira de maior tracção goza e a relação de travagem, que antes era de 90%/10% a favor do dianteiro, passa para até uns 50%/50%, especialmente em piso molhado. As distâncias necessárias para efectuar a mesma redução de velocidade aumentam necessariamente. Por outro lado a maior compressão da suspensão traseira retira capacidade de absorção em curva.



Para compensar, o controlo rigoroso da pressão dos pneus é uma obrigação. As tabelas dos fabricantes apontam para uns pontos acima. As combinações de gravidade e inércia constituem uma mistura perigosa e, portanto, em descidas e subidas há que ter em conta a diferença de peso. Em descida, maior esforço é exigido à borracha dianteira e, por tal, não podemos ignorar que detém menor capacidade de travagem. O pendura não deve ignorar esta questão e deverá saber que deve e pode compensar, com a inclinação do corpo para trás, esta circunstância. Pelo contrário, em subida o peso está tão deslocado para trás que a dianteira se pode tornar perigosamente leve, especialmente em curva. Caso a viagem implique bagagem a sua distribuição, através da colocação de um saco de depósito com peso, será um factor a ter em conta.
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Mensagem por Nietzsche Seg 04 maio 2009, 15:06

Grande tópico SALOMECAS! 23

De moto, pessoalmente, não consigo ser pendura de ninguém. Mas admiro quem o faz (é sinal que confia no condutor). Não sei se o meu receio terá sido por más experiências, por me sentir mais vulnerável, ou simplesmente por não conseguir confiar na condução de ninguém em duas rodas.
Da ultima vez (há uns bons anos) que andei a pendura, atrofiei por completo e acabei por atrofiar o condutor, começei a conduzir no banco de traz (ele puxava a moto para a berma e eu puxava a moto para o meio da faixa de rodagem, ele tentava fazer a curva, e eu tentava fazer a minha trajectória de curva, etc...)

Também é preciso saber ser pendura, tal como referiste. Bom tópico!

Quanto a condução, existem vários tipos distintos na forma de conduzir:
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Mensagem por TóLanZ Ter 05 maio 2009, 09:06

Pendura não conduz, mas conduz!!! Umas directrizes ajudam sempre a evitar acidentes!!
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Mensagem por EduMCABiker Ter 05 maio 2009, 09:44

directrizes evitam cicatrizes.
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Mensagem por j luis Ter 19 Out 2010, 16:09

por falar em penduras sempre vou dizendo que nem atrás de mim me metia, e sou um gajo calmo, quanto mais atrás dos outros Suspect


conta-se muitas "estórias" sobre penduras[i]
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Mensagem por NVOX Qui 21 Out 2010, 22:57



Recuso-me a ser pendura de alguém. Penso que em tantos anos de mota devo ter sido 2 vezes e já é muito.
Um dos conselhos mais importantes a 1 pendura: Nas curvas acompanhar sempre o movimento do corpo do condutor, caso contrário é um horror. 30
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Mensagem por EduMCABiker Sex 22 Out 2010, 01:00

Outro dos conselhos mais importantes: arranjar uma mota!
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Mensagem por NVOX Sex 22 Out 2010, 19:39

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