Como comprar uma moto usada
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Como comprar uma moto usada
Para comprar uma moto usada em boas condições, além da aparência do produto, o consumidor deve conhecer e estar atento a detalhes técnicos que são fundamentais para a segurança e tranquilidade do piloto e do pendura.
As 583 concessionárias Honda em todo o País reúnem um amplo conhecimento técnico sobre todos os modelos da marca, estão equipadas para oferecer um atendimento especializado e realizar um check-up detalhado na motocicleta.
Alguns itens, porém, podem ser vistos pelo próprio usuário já em um primeiro contacto com a motocicleta. Na parte eléctrica, por exemplo, problemas nas luzes de freio, piscas, lanternas, farol, painel e buzina são mais aparentes, e podem ser facilmente identificados. É importante ressaltar que estes são itens de segurança e, se não estiverem em ordem, podem acarretar multas e até acidentes.
Embraiagem, acelerador e freio. Veja se há vazamento do fluido de freio ou desgaste excessivo das pastilhas - no caso de freio a tambor, observe o estado das lonas.
A análise do motor, por sua vez, é uma das etapas que mais exige cuidados por parte do motociclista. Inicialmente, note se não está ocorrendo vazamento de óleo no cabeçote e nas tampas laterais, localizadas na parte inferior do motor. Em seguida, dê partida na motocicleta, aguarde o aquecimento do motor e a estabilidade da marcha lenta, e então acelere até o primeiro traço vermelho do conta-giros. Caso a motocicleta não possua o equipamento, acelere continuamente evitando permanecer com o curso total do acelerador por tempo prolongado. Se a aceleração demonstrar dificuldade ou fadiga, pode significar, entre outros motivos, que há peças com vida útil comprometida.
Para tirar a conclusão final, acelere e desacelere contínua e bruscamente.
Veja se o fumo eliminado pelo escapamento apresenta cor azulada. Caso a resposta seja positiva, o motor está queimando óleo, e o mais prudente é não adquirir a moto nesse estado. Também é interessante ouvir atentamente o ruído do motor, constatando a presença excessiva de "sons metálicos"
anormais ao modelo da motocicleta. Já a compressão pode ser medida por meio da redução de marchas em motocicletas com motores de 4 tempos. Nessa situação, o correto é o motor apresentar uma redução sensível na velocidade durante a desaceleração.
O chassi da moto é outro item que precisa ser analisado. Veja se a suspensão está perfeitamente alinhada, observando o alinhamento entre as rodas dianteira e traseira, e se a carenagem está bem encaixada. Caso perceba algo fora do normal, não efectue a compra, pois uma moto com o chassi danificado poderá apresentar diversos outros defeitos. Observe atentamente também os rolamentos e as buchas de suspensão traseira. Na dianteira, verifique possíveis vazamentos no retentor do cilindro interno das bengalas. Esses procedimentos podem ser mais bem testados, pilotando-se o modelo em pisos acidentados.
Para verificar quanto a uma possível adulteração, os 6 últimos dígitos do número do chassi e do número do motor devem coincidir (excepto para modelos anteriores a 1994). Se os mesmos estiverem diferentes ou se a identificação do motor estiver apagada, desalinhada ou houver qualquer sinal de alteração desista da compra.
Não esqueça de examinar o certificado de garantia, o registo de revisões e o manual do proprietário e, por fim, alie essas instruções aos procedimentos correctos de pilotagem e à manutenção preventiva dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante, desfrutando ao máximo da segurança e liberdade proporcionadas por uma moto.
As 583 concessionárias Honda em todo o País reúnem um amplo conhecimento técnico sobre todos os modelos da marca, estão equipadas para oferecer um atendimento especializado e realizar um check-up detalhado na motocicleta.
Alguns itens, porém, podem ser vistos pelo próprio usuário já em um primeiro contacto com a motocicleta. Na parte eléctrica, por exemplo, problemas nas luzes de freio, piscas, lanternas, farol, painel e buzina são mais aparentes, e podem ser facilmente identificados. É importante ressaltar que estes são itens de segurança e, se não estiverem em ordem, podem acarretar multas e até acidentes.
Embraiagem, acelerador e freio. Veja se há vazamento do fluido de freio ou desgaste excessivo das pastilhas - no caso de freio a tambor, observe o estado das lonas.
A análise do motor, por sua vez, é uma das etapas que mais exige cuidados por parte do motociclista. Inicialmente, note se não está ocorrendo vazamento de óleo no cabeçote e nas tampas laterais, localizadas na parte inferior do motor. Em seguida, dê partida na motocicleta, aguarde o aquecimento do motor e a estabilidade da marcha lenta, e então acelere até o primeiro traço vermelho do conta-giros. Caso a motocicleta não possua o equipamento, acelere continuamente evitando permanecer com o curso total do acelerador por tempo prolongado. Se a aceleração demonstrar dificuldade ou fadiga, pode significar, entre outros motivos, que há peças com vida útil comprometida.
Para tirar a conclusão final, acelere e desacelere contínua e bruscamente.
Veja se o fumo eliminado pelo escapamento apresenta cor azulada. Caso a resposta seja positiva, o motor está queimando óleo, e o mais prudente é não adquirir a moto nesse estado. Também é interessante ouvir atentamente o ruído do motor, constatando a presença excessiva de "sons metálicos"
anormais ao modelo da motocicleta. Já a compressão pode ser medida por meio da redução de marchas em motocicletas com motores de 4 tempos. Nessa situação, o correto é o motor apresentar uma redução sensível na velocidade durante a desaceleração.
O chassi da moto é outro item que precisa ser analisado. Veja se a suspensão está perfeitamente alinhada, observando o alinhamento entre as rodas dianteira e traseira, e se a carenagem está bem encaixada. Caso perceba algo fora do normal, não efectue a compra, pois uma moto com o chassi danificado poderá apresentar diversos outros defeitos. Observe atentamente também os rolamentos e as buchas de suspensão traseira. Na dianteira, verifique possíveis vazamentos no retentor do cilindro interno das bengalas. Esses procedimentos podem ser mais bem testados, pilotando-se o modelo em pisos acidentados.
Para verificar quanto a uma possível adulteração, os 6 últimos dígitos do número do chassi e do número do motor devem coincidir (excepto para modelos anteriores a 1994). Se os mesmos estiverem diferentes ou se a identificação do motor estiver apagada, desalinhada ou houver qualquer sinal de alteração desista da compra.
Não esqueça de examinar o certificado de garantia, o registo de revisões e o manual do proprietário e, por fim, alie essas instruções aos procedimentos correctos de pilotagem e à manutenção preventiva dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante, desfrutando ao máximo da segurança e liberdade proporcionadas por uma moto.
Re: Como comprar uma moto usada
Vou imprimir e andar com isto na carteira. Nunca se sabe o que se encontra por aí...
EduMCABiker- WEB-Lanzeira GURU
- Número de Mensagens : 974
Idade : 54
Localização : Alcobaça | Lisboa
Tens Moto? : Sim
Marca/Modelo : HD Night Train | Virago 535
Data de inscrição : 13/03/2009
Re: Como comprar uma moto usada
Isto serve dó para teres uma ideia pk kuando vais comprar uma mota é claro k te vais esquecer de ver muitas koisas k ai estão escritas
Re: Como comprar uma moto usada
O Brasileirismo é que está a estragar a coisa né meu chapa!?
Viriato- WEB-Lanzeira GURU
- Número de Mensagens : 1168
Idade : 55
Localização : Alcobaça
Tens Moto? : Sim
Marca/Modelo : Harley-Davidson XLH 883
Data de inscrição : 13/02/2009
Re: Como comprar uma moto usada
Um dos maiores problemas é que qdo um gajo pensa em comprar uma moto , um gajo tá com tanta pica que pode até tar toda podre , mas um gajo na ker ver com a emoção de ir andar nela.
Logico que não em todos os casos.
Logico que não em todos os casos.
Palmeira- WEB-Lanzeira Senior
- Número de Mensagens : 303
Idade : 46
Localização : Parreitas - Portugal
Tens Moto? : Sim
Marca/Modelo : Harley Davidson - 883
Data de inscrição : 13/02/2009
Re: Como comprar uma moto usada
São uns cogtes pá.......anda ele a esfogçag-se e o catano pá.......vão mas é tgabalhague pá!!!
TóLanZ- WEB-Lanzeira GURU
- Número de Mensagens : 855
Idade : 47
Localização : Alcobaça/Lisboa
Tens Moto? : Sim
Marca/Modelo : Bandit 400!! a nervosinha!!
Data de inscrição : 14/02/2009
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