As Curvas - Countersteering (Técnica)
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As Curvas - Countersteering (Técnica)
O texto que se segue foi traduzido e adaptado de um original escrito pelo Eng.º Pierre Ethier, que tem o mestrado em “Motorcycle Dynamics”, na Universidade de Laval, Designer de veículos de 2 e 3 rodas há mais de 30 anos.
Compreendendo melhor a técnica e os princípios do “countersteering”.
Passa-se exactamente a mesma coisa com os veículos de 2 rodas. O ponto de contacto entre o pneu e o chão tem que se deslocar para a esquerda , se quisermos que a moto curve para a direita. Para fazer isto, temos que “orientar” a roda da frente (ou “contra-brecá-la”) para a esquerda de modo a que o veículo de duas rodas se incline para a direita e inicie a curva nessa direcção. Os conhecimentos deste princípio têm já bastantes anos, como se pode testemunhar numa citação de Wilbur Wright, que data de há mais de 200 anos, mencionada na pág. 131 de “The
Motorcycle Safety Foundation’s Guide to Motorcycling Excellence”.
Com os seus fundamentos no princípio básico que vimos no ponto anterior, a técnica
do “countersteering” é a principal técnica ensinada nos muitos cursos por esse mundo fora, no que respeita a curvar um veículo de 2 rodas. O sumário do seu ensino pode-se resumir da seguinte forma:
- Abaixo dos 30-40 Km/h não se usa esta técnica, pois existe o risco de uma queda súbita. Abaixo dessas velocidades, o veículo de rodas vira na direcção desejada quando usamos, inconscientemente, o mecanismo tronco-braços-guiador (que dá ênfase à inclinação do tronco e não à força aplicada no guiador), facilmente compreensível quando andamos de bicicleta. Muitos continuam a defender que abaixo dessas velocidades se deve virar o guiador na direcção da curva (conforme se faz num automóvel).
- Acima dos 30-40 Km/h, a técnica consiste em empurrar o guiador do lado para onde queremos virar (se queremos virar para a direita, empurramos o punho direito para a frente), de modo a iniciar uma reacção física que obrigue a moto a inclinar-se nessa direcção. Note-se que a velocidade entre os 30 e os 40 Km/h é por vezes definida como “zona cinzenta”, e o uso da técnica do “countersteering” poderá estar dependente de diversos factores.
À primeira vista, esta técnica é surpreendente, pois contradiz um pouco o senso comum. Em velocidades de cerca de 100 Km/h, um ligeiro “empurrão” num dos lados do guiador faz realmente com que a moto se incline na direcção contrária, mas a roda da frente gera reacções contrárias que impedem o motociclista de empurrar com muita força, dando-lhe a sensação de que existe alguma resistência e estabilidade.
Mas ao mesmo tempo, estas “contra-reacções” sentem-se de tal forma que ao orientar o guiador na direcção 3 gera uma força de inclinação na roda na direcção 4. Ao mesmo tempo, essa orientação 3 é tal que a zona de contacto entre o pneu e a estrada segue a orientação 5. Existe portanto uma força centrífuga que inclina a moto na direcção 4. Também se pode dizer que o ponto de contacto entre o pneu e a estrada “foge” na direcção 5, fazendo com que a moto se incline na direcção 4.
A técnica do “countersteering” também pode apresentar os seus perigos, nomeadamente no que respeita à reacção de surpresa perante uma situação inesperada, pois o motociclista pode perder algumas fracções de segundo a pensar qual o lado do guiador que deve empurrar, o que pode ser bastante negativo e com consequências imprevisíveis.
Penso que já devem ter reparado nas corridas MotoGP, quando eles vão deitados em curva, a roda da frente parece que está ligeiramente a apontar para o lado contrário da curva...
O que acontece é que utilizamos muito esta técnica inconscientemente...
Notas:
Aconselho vivamente a consultarem o link
do site, pois é muito rico em termos de informação.
Fonte: http://www.clevislauzon.qc.ca/professeurs/mecanique/ethierp/2-wheels/index.htm
Tradução e adaptação...
Compreendendo melhor a técnica e os princípios do “countersteering”.
- O princípio básico:
Passa-se exactamente a mesma coisa com os veículos de 2 rodas. O ponto de contacto entre o pneu e o chão tem que se deslocar para a esquerda , se quisermos que a moto curve para a direita. Para fazer isto, temos que “orientar” a roda da frente (ou “contra-brecá-la”) para a esquerda de modo a que o veículo de duas rodas se incline para a direita e inicie a curva nessa direcção. Os conhecimentos deste princípio têm já bastantes anos, como se pode testemunhar numa citação de Wilbur Wright, que data de há mais de 200 anos, mencionada na pág. 131 de “The
Motorcycle Safety Foundation’s Guide to Motorcycling Excellence”.
- A técnica do “countersteering”:
Com os seus fundamentos no princípio básico que vimos no ponto anterior, a técnica
do “countersteering” é a principal técnica ensinada nos muitos cursos por esse mundo fora, no que respeita a curvar um veículo de 2 rodas. O sumário do seu ensino pode-se resumir da seguinte forma:
- Abaixo dos 30-40 Km/h não se usa esta técnica, pois existe o risco de uma queda súbita. Abaixo dessas velocidades, o veículo de rodas vira na direcção desejada quando usamos, inconscientemente, o mecanismo tronco-braços-guiador (que dá ênfase à inclinação do tronco e não à força aplicada no guiador), facilmente compreensível quando andamos de bicicleta. Muitos continuam a defender que abaixo dessas velocidades se deve virar o guiador na direcção da curva (conforme se faz num automóvel).
- Acima dos 30-40 Km/h, a técnica consiste em empurrar o guiador do lado para onde queremos virar (se queremos virar para a direita, empurramos o punho direito para a frente), de modo a iniciar uma reacção física que obrigue a moto a inclinar-se nessa direcção. Note-se que a velocidade entre os 30 e os 40 Km/h é por vezes definida como “zona cinzenta”, e o uso da técnica do “countersteering” poderá estar dependente de diversos factores.
- Esta técnica é o “casamento” do princípio básico do “contersteering” com as reacções giroscópicas e com a geometria da suspensão frontal.
À primeira vista, esta técnica é surpreendente, pois contradiz um pouco o senso comum. Em velocidades de cerca de 100 Km/h, um ligeiro “empurrão” num dos lados do guiador faz realmente com que a moto se incline na direcção contrária, mas a roda da frente gera reacções contrárias que impedem o motociclista de empurrar com muita força, dando-lhe a sensação de que existe alguma resistência e estabilidade.
Mas ao mesmo tempo, estas “contra-reacções” sentem-se de tal forma que ao orientar o guiador na direcção 3 gera uma força de inclinação na roda na direcção 4. Ao mesmo tempo, essa orientação 3 é tal que a zona de contacto entre o pneu e a estrada segue a orientação 5. Existe portanto uma força centrífuga que inclina a moto na direcção 4. Também se pode dizer que o ponto de contacto entre o pneu e a estrada “foge” na direcção 5, fazendo com que a moto se incline na direcção 4.
A técnica do “countersteering” também pode apresentar os seus perigos, nomeadamente no que respeita à reacção de surpresa perante uma situação inesperada, pois o motociclista pode perder algumas fracções de segundo a pensar qual o lado do guiador que deve empurrar, o que pode ser bastante negativo e com consequências imprevisíveis.
Penso que já devem ter reparado nas corridas MotoGP, quando eles vão deitados em curva, a roda da frente parece que está ligeiramente a apontar para o lado contrário da curva...
O que acontece é que utilizamos muito esta técnica inconscientemente...
Notas:
Aconselho vivamente a consultarem o link
do site, pois é muito rico em termos de informação.
Fonte: http://www.clevislauzon.qc.ca/professeurs/mecanique/ethierp/2-wheels/index.htm
Tradução e adaptação...
Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Uma pergunta Nietzsche, já alguma vez malhaste de mota?
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Mais dicas ténicas:
Esta é a forma "normal" de curvar. O condutor mantém-se alinhado com a mota, não havendo deslocação do centro de gravidade.
Esta é a forma que eu mais gosto! O condutor desloca-se para o lado
contrário à curva, fazendo com que o centro de gravidade se desloque
para o lado oposto à curva. Este facto faz com que seja necessário
deitar muito mais a mota para fazer a mesma curva.
Neste acaso, ao deslocarmos o corpo para o lado da curva, estamos a
desviar o centro de gravidade para o interior da curva, sendo por isso
necessário deitar muito menos a mota. (39º contra 52º em posição
normal). Mas nem todos gostam de sentir o corpo a roçar o asfalto...
Agora, em vez de nos deslocarmos lateralmente o corpo, vamos nos deitar
sobre o depósito. Ao fazermos isto, o cento de gravidade mantêm-se no
centro da mota, mas desloca-se mais para baixo. Em termos de inclinação
da mota, não há grandes diferenças, mas como o conjunto fica mais
baixo, a força centrifuga é menor pelo que não sentiremos tanta força a
puxar-nos para o lado contrário.
Ao adoptarmos uma posição elevada, o centro de gravidade desloca-se
para cima, pelo que o grau de inclinação será menor. A grande vantagem
é que ao diminuirmos a inclinação estamos a provocar menos pressão
sobre os pneus, diminuindo a possibilidade destes escorregarem, pelo
que podemos fazer a curva mais rápidos.
Para aqueles que se perguntam porque é que ainda não conseguiram curvar
com o joelho a roçar o chão, aqui ficam 5 possíveis causas:
fonte
Esta é a forma "normal" de curvar. O condutor mantém-se alinhado com a mota, não havendo deslocação do centro de gravidade.
Esta é a forma que eu mais gosto! O condutor desloca-se para o lado
contrário à curva, fazendo com que o centro de gravidade se desloque
para o lado oposto à curva. Este facto faz com que seja necessário
deitar muito mais a mota para fazer a mesma curva.
Neste acaso, ao deslocarmos o corpo para o lado da curva, estamos a
desviar o centro de gravidade para o interior da curva, sendo por isso
necessário deitar muito menos a mota. (39º contra 52º em posição
normal). Mas nem todos gostam de sentir o corpo a roçar o asfalto...
Agora, em vez de nos deslocarmos lateralmente o corpo, vamos nos deitar
sobre o depósito. Ao fazermos isto, o cento de gravidade mantêm-se no
centro da mota, mas desloca-se mais para baixo. Em termos de inclinação
da mota, não há grandes diferenças, mas como o conjunto fica mais
baixo, a força centrifuga é menor pelo que não sentiremos tanta força a
puxar-nos para o lado contrário.
Ao adoptarmos uma posição elevada, o centro de gravidade desloca-se
para cima, pelo que o grau de inclinação será menor. A grande vantagem
é que ao diminuirmos a inclinação estamos a provocar menos pressão
sobre os pneus, diminuindo a possibilidade destes escorregarem, pelo
que podemos fazer a curva mais rápidos.
Para aqueles que se perguntam porque é que ainda não conseguiram curvar
com o joelho a roçar o chão, aqui ficam 5 possíveis causas:
fonte
Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
EduMCABiker escreveu:Uma pergunta Nietzsche, já alguma vez malhaste de mota?
Yup! Em 16 anos, uma vez por falha mecânica e lapso meu...
Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Mais umas dicas:
Guia Técnicas de condução da revista Motociclismo<<<
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Então já percebo o porquê destes teus mails. Ok.
EduMCABiker- WEB-Lanzeira GURU
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Muito bem, é deste tipo de Posts que o Fórum precisa, assuntos motocilcisticos.
Viriato- WEB-Lanzeira GURU
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
A sério?!? E tu lês isto tudo?!?!?!?!?!
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Ok,ficamos então somente com postes sobre motos.
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
motos...motos....motos
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
EduMCABiker escreveu:Então já percebo o porquê destes teus mails. Ok.
E qual foi a conclusão?
Mails?
Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
mails,não... postes.
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Aposto que nenhum de vócês andou a fazer curvas numa igual á das fotos, sai uma mine pa quem acertar na marca e modelo até ás sete da manhã.
a mine é entregue ao vencedor no sábado á noite no concerto, na vestiaria, sim,porque concertos há muitos.
Já fiz umas curvaças numa e adorei!
a mine é entregue ao vencedor no sábado á noite no concerto, na vestiaria, sim,porque concertos há muitos.
Já fiz umas curvaças numa e adorei!
elias- Inicio de Motard
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
É uma Java?
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
se falhares....pagas tu!!!
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
A do desenho é uma Java e a da foto é uma Honda NR (ou Bimota)! São 2 palpites... não percebo nada de motas de pista.
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
A isso chama-se descartar!!!!
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Xeirame a k temos pinga paga.
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
TóLanZ escreveu:A isso chama-se descartar!!!!
Descartar, porquê?
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
pra não pagares tu a mini........embora tenhas sido o único a dar palpite, sem previamente fazer pesquisa na net.....digo eu!!
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Não acho piada a responder às coisas, vendo na net!
Ou se sabe ou não! E se não se souber pode dar-se palpites.
Agora, ir à net e dar a resposta, não tem piada.
Ou se sabe ou não! E se não se souber pode dar-se palpites.
Agora, ir à net e dar a resposta, não tem piada.
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Por isso não respondo!....
TóLanZ- WEB-Lanzeira GURU
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Mas afinal acertei ou não na marca das motorizadas?
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Re: As Curvas - Countersteering (Técnica)
Acho k vais ter de esperar pelo veredicto até amanhã à noite!!
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